Dicas para as unhas


Não adianta apenas escolher a cor do esmalte. Dermatologista e manicure dão dicas de como tratar suas unhas.




Como cuidar das unhas


Pode até parecer um detalhe, os homens muitas vezes não reparam, mas o fato é que quando nossas unhas não estão bem cuidadas parece que faltou alguma coisa na produção.
Mesmo quem capricha no esmalte e vai semanalmente à manicure, pode ter unhas quebradiças, esbranquiçadas ou com rachaduras. Por isso, elas pedem um tratamento especial.
Os cuidados começam com o corte. Não adianta escolher apenas se será arredondada ou quadrada. As unhas devem ser cortadas com as bordas sempre visíveis, fora da pele. “O problema com unhas encravadas  vem de cortes mal feitos. Normalmente, corta – se demais os cantos, esquecendo que os dedos se moldam conforme o formato da unha”, afirma o dermatologista César Cuono.
No caso de unhas quebradiças, uma das razões pode ser o seu ressecamento. Uma dica da Marinalva Damaceno Bispo, manicure há 32 anos, é passar base fortificante, óleo e cremes para hidratá-las. Ela também recomenda suas clientes a deixarem as unhas sem esmalte por pelo menos dois dias, antes de refazê-las.
Cuono concorda com a recomendação da manicure e é ainda mais radical. “Normalmente, pedimos para que a pessoa dê folga de uma semana por mês sem esmalte, assim é possível hidratar e lubrificar. Para algumas pessoas, o esmalte pode aumentar o ressecamente da unha e até causar dermatite por causa do contato com a pele”, explica o médico. De qualquer forma, deve-se usar preferencialmente esmaltes hipoalergênicos.
O dermatologista também recomenda não remover a cutícula, apenas tirar os excessos. “Ela é uma projeção para proteger o espaço vazio entre a unha e a pele do dedo. Por isso, deve ser empurrada, nunca ser tirada”.
O conselho é bom, mas difícil de ser seguido. Que o diga Marinalva: “Não adianta a gente só empurrar. Mesmo sabendo que é melhor, tem cliente que quer tirar. O jeito é remover só os cantinhos arrepiados.”
Agora, se o problema for unhas descoladas ou esbranquiçadas, é bom prestar atenção. Pode ser micose ou psoríase, que são doenças de pele e apenas um exame clínico ou laboratorial poderá identificar. E, para tratá-las, não adianta recorrer a Marinalva ou a outra manicure. Procure um médico!
Dicas:
Star Passe sempre creme e óleos nas unhas para evitar o ressecamento
Star Não corte muito os cantos das unhas para não encravar
Star Evite cortar a cutícula, prefira empurrá-la
Star Descolamento e unhas esbranquiçadas podem ser sinal de micose ou psoríase
Star Dê um tempo sem esmalte antes de pintar novamente
Star Linhas transversais e horizontais podem ser de traumatismos do dia-a-dia
Star Use lixa fina e base, antes de lixar a parte de cima da unha







Dicas 






Veja como você deve tirar a cutícula das unhas e deixar o seu esmalte durar mais tempo. E ainda, a higiene correta para alicates e espátulas.
Publicidade


Esmalte: para o esmalte durar mais tempo, a dica é passar a ponta do dedo sobre a parte lixada da unha logo depois que ela for pintada. Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o principal culpado pelas pontas das unhas descascarem rapidamente. O esmalte seca mais se você tirar limpar bem o pincel do esmalte antes de aplicá-lo. Depois disso mergulhe as mãos em um pote com água bem gelada ou use um óleo secante. Quando o esmalte começa a descascar, é hora de retirá-lo e aproveitar para caprichar na hidratação da área. Dê um intervalo de pelo menos uma semana, pois as unhas precisam respirar. Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las.
Cutícula: O ideal é retirar só o excesso, pois ela forma uma barreira protetora contra a invasão de microorganismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula. Ela protege as unhas contra fungos e bactérias. Por isso, é um erro retirá-la totalmente.
Instrumentos e produtos: Mantenha todos os instrumentos (espátula e alicate) limpos e, se possível, desinfetados. Se você vai à manicure, verifique se ela desinfeta o material após utilizá-lo em cada cliente. Não tente reaproveitar esmaltes ressecados utilizando solventes, pois eles modificam sua composição química, comprometendo a qualidade do produto.
Acetona: Use acetona só uma vez por semana. Esse tipo de produto, quando usado em excesso, resseca as unhas, que se tornam frágeis e quebradiças.
Efeitos e colorações: Para tornar sua unha mais comprida, deixe uma faixa bem fininha sem pintar nas laterais. Mas o efeito tem de ser sutil, para não ficar com ar de desleixo.
Como lixar as unhas: As unhas dos pés precisam ser lixadas em formato quadrado para evitar que encravem. Nas mãos, vale também o formato redondinho, desde que a unha não fique pontuda, o que poderia fazer com que ela quebrasse com mais facilidade. O formato oval é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal. Uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas com a parte mais fina da lixa para retirar as impurezas e as células mortas.

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates